liricistas
Fala aí, seus zerados na redação do ENEM! Vinar aqui pra um post diferente, dando uma pausa nas reviews um pouquinho pra falarmos de uma coisa que intriga muitos fãs de rap, principalmente os que chegaram agora e não sabem muito bem o que são os famosos “liricistas” ou que não sabem diferenciar os mesmo de um MC comum, então, chega aí.

Mês passado, eu tava lendo o “How To Rap” que é um livro muito pica que te “ensina” várias coisas fundamentais sobre rap, desde flow até subject matter, é um livro que  engloba quase tudo enquanto perfomance de um MC, e logo no ínicio, eles tiveram a preocupação de destinguir liricistas, fazendo uma espécie de definição, um conceito pro termo:

“Os termos “MC”, “rapper”, “liricista” e “artista”, aparecem diversas vezes em “How To Rap”. Algumas vezes,  são feitas distinções entre esses termos-por exemplo, “MC” pode ser usado para indicar alto nível de habilidade na perfomance ao vivo enquanto que “liricista” é usado para descrever um artista com uma letras particularmente complexas. (…)
Trecho de “How To Rap: The Art And Science of the Hip-Hop MC”

Assim como várias outras discussões dentro do gênero (A definição de um clássico, por exemplo), existem várias definições sobre o que é um liricista e isso é o reflexo de um gênero tão abrangente – O rap vem se tornando cada vez mais popular, abrangendo pessoas de várias etnias, crenças, enfim, gente de várias mentalidades,  e eu acho isso sensacional, isso trazem mais fãs e fazem o gênero crescer. Fodam-se os policiais do rap. – Por exemplo, a galera do Dead End Hip Hop, um dos meus canais preferidos no YouTube fez um vídeo ano passado sobre essa questão “O que é um liricista?”

Enfim, a galera do DEHH acabou chegando numa conclusão que já explicitei no parágrafo anterior: Essa é uma questão muito subjetiva, e cada um vai ter uma perspectiva diferente sobre o termo, e isso depende do que cada um mais valoriza dentro da música. Por exemplo, alguém que valorize o subject matter, ou seja, o tema da track, pode chamar Sabotage de liricista, por ele sempre retratar coisas reais nas suas letras, mas ainda sim, sua lírica é bem simples, não há símiles, duplos sentidos, metáforas, etc.
kyEntão, no final  do episódio Feefo pega a definição de um dicionário: “Uma pessoa que escreve letras para canções”; E essa definição difere da de maioria dos fãs de rap, que assim como eu, quando escutam a palavra liricista vem na cabeça um rapper de letras de letras complexas, um Nas, um Rakim.
Há um tempo atrás, eu ironizei a categoria “Liricista do Ano” do BET Awards que colocou Big Sean e Drake como liricistas e concorrendo com Kendrick e J.Cole, ainda não concordo com isso, eles tão bem longe da minha definição de liricistas, mas para algumas pessoas e por alguns motivos que eu não faço ideia, eles tem lírica complexa, fazer o quê?!
Então, seus cuzão, o que é um liricista pra vocês? Comenta aí, explica que a gente troca ideia, belê? Então, por hoje é isso. PEEACE!